Tempos de Escuridão

domingo, 22 de fevereiro de 2015

MARCOS DE PERCURSO: Autora Lívia Stocco!!!






Fala galera! Hoje estou entrevistando o destaque da semana do blog! É a autora Lívia, escritora de Mundo de Bhardo! Que possui três livros prontos e tem mais um para ser lançado agora! Este será o último! Conheçam a autora: 



1) Você escreveu uma trilogia! Quanto tempo levou para escrever os três livros?

Lívia: O primeiro livro levou muito, muito tempo mesmo. Comecei ainda criança, e a história mudou tanto ao longo dos anos e foi reescrita e deixada de lado tantas vezes que, fazendo as contas, levei cerca de quatorze anos para me dar por satisfeita e publicá-la. No entanto, os outros livros levaram bem menos tempo: o segundo, que já estava parcialmente iniciado, levou aproximadamente um ano para ser concluído e o terceiro, este sim iniciado desde o começo, levou apenas três meses. Acho que peguei o jeito. Mas a série ainda não está concluída: serão quatro livros no total, e este último deve ser lançado ainda neste ano.

2) Enquanto você escrevia, qual foi o momento que você percebeu que não seria apenas um livro?

Lívia: Acredito que séries de livros são publicadas desta forma porque a história é grande demais para ser publicada toda de uma vez. Eu sabia que meus heróis precisariam enfrentar uma sequencia de desafios, e cada um seria longo e extenuante, o que me levaria a escrever mais páginas do que o razoável para qualquer editora publicar, ou para a maioria dos leitores parar para ler, portanto dividir a história em quatro livros foi natural.


3) Como foi desenvolver um mundo próprio? Personagens?

Lívia: Sempre tentei ver meus personagens e meu mundo como amigos que poderia ter, pessoas com quem eu poderia me deparar, lugares onde eu poderia ir parar. São todos muito diferentes e têm fortes personalidades próprias, e para diferenciá-las das minhas próprias ideias costumo agregar traços de personalidades de pessoas que conheço ou mesmo de personagens de outras obras. Nenhum deles é baseado numa única pessoa, e tento imaginar todo o passado de cada um antes do momento em que a aventura se passa para determinar suas ações.
Para criar o mundo, além de pensar na parte fantástica eu costumo estudar geografia, cartografia, assistir muitos documentários de biologia e meio ambiente o que, além de ser algo que realmente gosto de fazer, me dá base para entender o funcionamento de ecossistemas e bolar as interações entre os diversos locais do meu cenário com uma leve base lógica.


4) Que dica você dá para pessoas que desejam escrever livros longos?


Lívia: Cada escritor tem seu próprio método de escrita, e cada pessoa deve achar o seu próprio ritmo. O que eu faço e que funciona para mim é começar a escrever só quando já imaginei a história toda, do começo ao fim. Preparo um roteiro, onde rascunho mais ou menos o que vai acontecer em cada etapa, e defino aproximadamente quantas páginas precisarei para escrever essas partes. Com a soma do número de páginas, posso ter uma ideia de quantas páginas vai ter o livro no total (pra ter uma ideia, o próximo e último livro da série “Mundo de Bhardo” terá entre 400 e 450 páginas), e me obrigo a escrever um número razoável de páginas por dia. No momento esse número é 6, de segunda a sexta, o que me deixa com dois dias livres na semana para descansar a cabeça e os braços. Pode parecer complicado falando, como um trabalho de formiguinha, mas ao chegar ao final de cada semana com 30 páginas prontas eu consigo ver que o trabalho está sendo feito e me sinto motivada.

5)  Como autor independente, qual foi sua maior dificuldade? Que dicas você daria para escritores iniciantes?


Lívia: Encontrar uma editora é sempre o mais complicado, e por não conseguir aguentar mais a espera por uma resposta que poderia não vir dentro dos seis meses solicitados antes de enviar para outra editora, que também me pediria de seis a doze meses para responder, preferi parar de esperar e procurar a auto publicação. Ainda não me considero sábia o suficiente para dar conselhos, mas o que sigo é: manter páginas e sites da obra atualizadas, fazer promoções periódicas, investir em imagens, vídeos e promoções e tentar conquistar uma clientela que chame a atenção, e assim conquistar os leitores aos pouquinhos.

6) Seus marcos de percurso. Jogo rápido:  Um autor, um livro, uma música, personagem favorito?

Lívia: Sou extremamente fã de J. K. Rowling e do que ela criou em Harry Potter, portanto não posso evitar pensar justamente neles como autora, livro (todos os sete) e em Harry Potter como personagem. Música? Space Oddity do David Bowie.

7) Qual a sua maior fonte de inspiração?


Lívia: Não sei qual foi a maior, pois tudo o que eu leio, assisto, vivencio, experimento e até sonho são fontes de inspiração, mas posso dizer que algumas coisas me marcaram a infância, e por causa delas eu quis me aventurar a escrever minhas próprias histórias: o livro “A montanha encantada”, da Coleção Vagalume; o livro “Viagem ao céu”, de Monteiro Lobato, o primeiro que li dele, e o desenho “Os Cavaleiros do Zodíaco”, uma das primeiras histórias de heróis que me cativou.

8) Tem vontade de escrever algum livro de gênero diferente?

Lívia: Tenho um livro de bolso publicado, “Um presente para Graça”, um drama cotidiano com um toque de magia. Tenho um projeto para uma ficção futurista, que devo iniciar assim que terminar o livro que estou escrevendo, e também tenho um projeto para um romance adolescente e para um terror, e os dois ainda vão sair do papel, com certeza. Só que o terror vai ser mais difícil, pois toda vez que volto a pensar nele começo a ter pesadelos...

9) Alguma dica do que você anda escrevendo ultimamente? Seu novo projeto?

Lívia: Neste momento estou no meio do quarto livro da saga “Mundo de Bhardo”, e este será o último também. Mas logo deve sair minha ficção também, antes do meio do ano, se tudo correr bem, e este é um projeto para o Wattpad, para ser lido gratuitamente. Espero dar conta de tudo o que eu quero fazer!

10) Qual tema você jamais escreveria?

Lívia: Autoajuda. Este não funciona comigo.

11) Vendendo o seu peixe: O que você diria para os leitores que ainda não conhecem seu livro?

Lívia: Você gosta de aventura? Fantasia? Magia? Mesmo? Acha que sabe o que espera por você? Pois eu digo: você não vai encontrar elfos, orcs nem duendes por aqui. Bhardo não é para os fracos. E se você é corajoso o bastante para se embrenhar num mundo sem luz do dia, então entre nas minhas páginas e acompanhe meus bravos heróis em aventuras inacreditáveis!


É isso ai galera! Para conhecer mais sobre a autora dê um click no link aqui embaixo!

http://marcodeumpercurso.blogspot.com.br/2015/01/parceria-mundo-de-bhardo-trilogia-livia.html



Um comentário:

  1. Uma bela entrevista. Já conheço um pouco do trabalho de Lívia e sei que talento não lhe faz falta. Há muito acompanho sua jornada de escritora e é fácil perceber o quanto ela evoluiu na arte de contar uma boa história.

    ResponderExcluir