Tempos de Escuridão

sexta-feira, 10 de julho de 2015

DICA: Crie um tempo seu para escrever!







E
screver não é algo simples, isso todos nós sabemos. Alimentar ideias é uma coisa e colocar no papel, outra bem mais complicada. Então o que fazer para manter um nível bom de produtividade? 
Preste atenção em sua produtividade, quanto tempo você levar para escrever algo no papel. Um capítulo inteiro, digamos que em meia hora? Uma hora, talvez? Sem ler ou se apegar aos erros? Pois bem, certifique-se que todo dia, dentro de um horário estabelecido e confortável para você, a internet seja desligada, a morta do quarto fechada. Manter o barulho do lado de fora é ideal para se concentrar. Pense, reflita, quantos escritores se isolam para escrever algo? Muitos! Dos maiores escritores, a grande maioria mal tinha internet e usava de livros e estudos para escrever melhor. Então se é algo bom, por qual razão não praticar? Temos todos os livros imagináveis ao nosso dispor, podemos usar a internet para isso? É claro, está ai para ser usada. Contudo, tem que se controlar! Procurar estudos na internet é diferente de estar no facebook. O tempo ali é ocioso e não poderá ser recuperado. 
Então reserve, dentro dessa uma hora você irá escrever e estudar para a sua escrita. Fazendo gráficos ou anotando capítulos que vem na sua mente. Pesquisando sobre algo que você não tem domínio. Isso pode ser muito em uma hora? SIM, é muito. Porém, nem todos dispõem de um dia inteiro para reservar mais que uma hora de escrita. 
Tempos livres durante o dia são bons, mas não para escrever. Estes pequenos intervalos podem ser úteis mais para a escrita, mas não devem jamais substituir o lazer. Pois, escritor esgotado mentalmente, fisicamente, não escreve bem. Não importa o esforço que faça. 
Está passando por uma crise literária e não sabe o que fazer para se forçar a escrever? Não force, deixe os dias passar. Leia enquanto isso, utilize a uma hora reservada para estudar sobre algo que tem em seu mundo. Não deixe essa uma hora de lado só pelo fato de estar com problemas para escrever, utilize para outras coisas relacionadas ao livro. Isso pode, além de trazer a ideia de volta, construir melhor o seu mundo. 
Principalmente, escreva por paixão, não para cumprir meta e publicar o livro rápido. Delicie com a sua obra, pois o escritor é o maior leitor, não existe outro que saiba, ou que vai ler a história conhecendo a criação por trás dela. 
Quando você estiver lendo sua obra e sentir o cheiro, o som, a sensação da brisa de outono, vai perceber que o livro passou de uma história quadrada e focada no centro de tudo, para uma história perfeitamente redonda. Todo o tempo utilizado em estudos ou escrita vai ter sido válido. 

Abraços, 
Francine Cândido. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário