Tempos de Escuridão

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Canção do Exílio - Gonçalves Dias




Boa tarde leitores, 

Hoje trago para vocês um poema muito famoso de Gonçalves Dias que foi o maior representante da primeira fase do Romantismo no Brasil, com seus poemas nacionalistas que enchiam de beleza o nosso país. Nasceu no dia 10 de agosto de 1823 e faleceu no dia 3 de novembro de 1864, aos 41 anos. Patrono da cadeira 15 da Academia Brasileira de Letras, é chamado de Poeta Nacional do Brasil. 
Em seu poema, Canção do Exílio, percebam que existe uma comparação entre um lugar e outro, isso se dá pelo fato de que Gonçalves Dias, vivia em Portugal quando escreveu o poema.
Existe um amor profundo pelo lar e a saudade de uma vida distante do Brasil. Leiam: 


Canção do Exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar - sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Gonçalves Dias





Nenhum comentário:

Postar um comentário