Olá pessoal! Vamos dar uma olhada no Formalismo e Estruturalismo, o que é para eles literatura e como deve ser analisada uma boa literatura.
Formalismo:
E vamos ao formalismo. Entre 1914 - 1915 (inverno), o circulo literário de Moscou foi fundado, seu intuito, promover estudos poéticos da literatura e é esse estudo que vamos ver agora.
O estudo parte então para uma base um tanto mais científica, a análise do texto seria feita por lógica, objetividade, forma fixa e muitos outros. Para o formalismo, análises psicológicas, sociológicas, antropológicas e demais forma não deve ser considerado, apenas sua forma.
Roman Jakobson diz: "A poesia é a linguagem em sua forma estética.", sendo assim o objeto de estudo, a literariedade, que está no texto elaborado com técnicas, que o faz ser singular, esteticamente diferenciado, ficcional.
De acordo com Dr. Silvio Ruiz Paradiso e os estudiosos formalistas, a função poética ocorre quando o emissor percorre dois eixos importantes: A Combinação e Seleção, estas duas trabalhadas com rigor e cuidado, como já foi comentado na postagem anterior.
A análise formalista do texto era feita dessa forma:
* Fábula
Em linhas gerais, trata da síntese da história. Exprime os acontecimentos e fatos contidos na narrativa, ordenados de forma lógica e cronológica. Permite que se tenha a noção de introdução, desenvolvimento e conclusão da obra.
* Trama
Corresponde ao modo em que a narrativa é contada e organizada, para que o leitor consiga visualizar o modo como foi construída a história. No gera, a fábula é o que se passou e a trama é como o leitor toma conhecimento dos fatos.
* Intriga
Conflito de interesse por parte dos personagens da trama.
*Motivo
Segundo Franco Junior(2003), formalista russo, a intriga relaciona-se à noção de conflito dramático, desenvolvido por meio das ações dos personagens, que se articula, por sua vez, à noção de motivo.
* Motivação
O pensador russo Tomachevski define a motivação como "o sistema de procedimentos que justifica a introdução dos motivos particulares e seus conjuntos." Ele diferencia a motivação em três tipo: Composicional, realista, estética.
* Composicional: Trata do uso dos motivos, de modo que, a lançar mão deles, o autor apenas utilize os motivos de que realmente precisa para a história. Um exemplo disso é um tecido colocado na cena do crime. O narrador deve aproveitar esse motivo, levando à construção do episódio. Tomachevski ainda diz que: "Nenhum acessório deve ficar inutilizado pela fábula"
* Realista: Baseia-se no quesito verossimilhança, ou seja, fatos criados carregando a ilusão de serem reais, quando na verdade são ficcionais. Dar explicações que intensifiquem o motivo daquele fato ficcional para parecer que se trata de um fato real.
* Estética: Introdução de motivos que obedeçam ao caráter estético da obra literária.
* Personagens
São os seres da história, que personificam motivos. Podem ter suas características reveladas de forma direta e indireta.
*Direta: A caracterização direta pode ser realizada por meio do autor /narrador, por meio de outros personagens ou por autodescrição. Ex: "O professor é um homem de 32 anos, tem cabelos pretos, curtos, mas com um grande topete, usa cavanhaque e é baixinho." Aqui, claramente temos as características dele.
* Indireta: Realizada por meio das ações dos personagens. Ex: "Maria pediu dinheiro emprestado ao amigo João, sabendo que o colega acabara de receber o pagamento, no entanto, João negou dizendo não ter um tostão furado no bolso." Aqui podemos ver de forma subtendida que João é pão duro.
_______________________________________
Estruturalismo
Corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que aprende a realidade social. Criou-se um padrão de análise literária. Para eles, a sequência fundamental para análise é composta por 5 preposições: Equilíbrio, força, desequilíbrio, força e equilíbrio. Essas funções é o que forma o texto. Por exemplo:
O livro começa com um mundo em paz, porém repentinamente acontece um nó que tira esse mundo da paz e leva a um desequilíbrio, ou seja o climax, então uma força contrária reverte o nó, trazendo por fim o equilíbrio novamente.
Esta sequencia também é observada na estrutura de Frey Tag, baseada também na de Aristóteles. Mas a força que causa o nó é conhecida por Entanglement e o momento que se desfaz o nó é chamado de Denouement.
Bom pessoal, espero que esteja sendo útil estas postagens. Na próxima irei falar sobre o gênero Narrativo e seus operadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário