Tempos de Escuridão

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

MARCOS DE PERCURSO: Autor Samuel Cardeal





Fala galera! Mais um perguntas e respostas com autores brasileiros. Hoje entrevisto o escritor Samuel Cardeal, autor do livro O Quarto Cavaleiro. Confiram!


1) Qual foi o motivo que te levou a escrever um livro de horror?

Samuel: Bem, na verdade, eu não considero nenhum dos meus livros horror, ainda que outras pessoas discordem. Meu primeiro livro tem demônios e coisas assustadoras, mas está mais para uma aventura futurista do que horror. Quanto ao meu livro mais recente, O Quatro Cavaleiro, realmente tem algumas coisas próximas do horror, mas é, antes de tudo, uma biografia de um personagem que vivia na minha mente bem antes de saltar para as páginas, era uma ideia que me rondava e que precisava passar para o papel. Então, simplesmente tive que escrever. Quando as ideias surgem, não importa em que gênero se enquadram, eles têm que fluir.

2) Pretende escrever um dia alguma trilogia, crônica?

Samuel: Tenho ideias para sequencia de dois livros meus, mas que ainda estão só na ideia, mas nunca comecei um história pensando em uma série, gosto de fechar minhas histórias em um único livro.

3) Foi difícil desenvolver um personagem psicótico ? Em que você se baseou para criá-lo?

Samuel: Leonel não é bem um psicótico (eu acho), ele é um psicopata, e sua personalidade tem muito do autor, ele é como uma versão minha, com a diferença de gostar de matar e torturar, além de ser mais inteligente, charmoso e racional. Para construí-lo, me fiz valer de pesquisas sobre a mente dos psicopatas, além de me inspirar nos diversos serial killers da ficção. Além disso, Leonel tem todo o meu sarcasmo e humor ácido elevados ao extremo, por isso é um personagem que tanto amo.

4) Que dica você dá para pessoas que desejam escrever alguma coisa no gênero terror ou suspense?

Samuel: Não vou dizer que para escrever é preciso ler muito, porque me parece óbvio que quem resolve se tornar escritor tenha amor pela leitura. Como qualquer outro ofício, a escrita deve ser alvo de muita prática e estudo. Não se deve temer escrever coisas ruins. O essencial é ter auto-crítica e buscar melhorar, aceitar críticas negativas . Quanto ao gênero, no horror o que mais me assombra é a natureza humana, então acho que é sempre bom focar no lado humano da maldade.

5)  Como autor independente, qual foi sua maior dificuldade? Que dicas você daria para escritores iniciantes?


Samuel: Eu ainda sou um escritor iniciante, então essas dificuldades permanecem. Acho que o mais difícil é chegar aos leitores, já que o mercado é fechado, e o investimento massivo em marketing, que muitas vezes vem à frente da qualidade, ofusca novos talentos. O preconceito de muitos leitores ao nacional também é um dificultador. E, como sempre menciono, a aversão que muitos têm aos livros digitais mata um escritor a cada duas horas no Brasil.

6) Seus marcos de percurso. Jogo rápido:  Um autor, um livro, uma música, personagem favorito?

Samuel: Um autor: Chuck Palahniuk
Um livro: O Vendedor de Armas (Hugh Laurie)
Uma música: Echoes (Pink Floyd)
Um personagem: John MccLane

7) Qual a sua maior fonte de inspiração?


Samuel: Apesar de utilizar das coisas que vejo ao meu redor, minha maior fonte de inspiração é a ficção, tanto nos livros como nos filmes e séries, as obras de ficção que me encantam desde criança são o que constrói minhas histórias.

8) Tem vontade de escrever algum livro de gênero diferente?

Samuel: Não me apego muito a gêneros. Se a ideia surge e me agrada, eu vou atrás de trabalhá-la. Terminei recentemente uma comédia romântica chamada “Fiéis Infiéis”, que está em revisão, e já me aventurei no drama e na ficção científica. Assim como consumo ficção de todo tipo, tento escrever sobre qualquer tipo de coisa.

9) Alguma dica do que você anda escrevendo ultimamente? Seu novo projeto?

Samuel: Estou ainda no processo de pesquisa do meu próximo livro, mas posso adiantar que é uma ficção sobre Quentin Tarantino, um dos meus cineastas prediletos.

10) Qual tema você jamais escreveria?


Samuel: Prefiro não dizer “dessa água não beberei”, mas acho que dificilmente escreveria um romance aguado, o algo tipo Nicholas Sparks. É simplesmente incompatível com minha mente sombria e pouco sã.

8) Vendendo o seu peixe: O que você diria para os leitores que ainda não conhecem seu livro?

Samuel: Dê uma chance para Leonel, ele é um cara sádico que gosta de matar, mas é apaixonante. Arrisque-se e tente não amar seu ímpeto homicida e seu humor peculiar.


É isso ai galera! Ficou curioso? Então confira o link abaixo com todas as informações sobre o autor e o livro!

http://marcodeumpercurso.blogspot.com/2015/01/parceiro-samuel-cardeal-o-quarto.html




2 comentários:

  1. =D Que bom, eu fico feliz que tenha gostado. Acho bacana essa possibilidade do leitor te conhecer melhor!

    ResponderExcluir