Tempos de Escuridão

quinta-feira, 12 de março de 2015

Manias de Escritor! Criando Personagens






Oi Pessoal, decidi compartilhar com vocês como eu crio meus personagens dos livros! Passo a passo mostrando para vocês! Vamo lá!



Primeiro: Eu uso o Evernote como programa para armazenar informações do livro. Existem muitos programas super eficientes, mas como eu trabalho há muitos anos com o Evernote, não consegui troca-lo.
Bom, o Evernote trabalha com a separação de documentos por "cadernos" e "Notas". As notas é possível coloca-las dentro dos cadernos e isso auxilia na separação de documentos.
Eu por exemplo tenho dois cadernos: Tempos de Escuridão  e A Máscara do Rei. Dentro destes cadernos estão as minhas notas de personagens, (Cada personagem tem uma) e algumas outras anotações que eu deixo ali para não esquecer. Normalmente se trata de características de uma cidade, vila e etc, que são na minha opinião coisas importantíssimas saber para não se perder na hora.
Bom, o Evernote também permite o anexo de imagens, então dando um exemplo de como ele fica:


Então como vocês podem ver eu coloco o nome do personagem como se fosse o titulo da nota. Depois disso, eu escolho primeiro como eu quero que meu personagem seja. Detalhes básicos, tipo a cor de cabelo, os olhos e a pele. Isso ajuda na busca por uma imagem perfeita. Apesar de eu poder desenhar cada personagem, acho que dessa forma fica muito mais claro para mim como ele é. Então eu prefiro sim utilizar fotos ou desenhos coloridos. 
Depois que eu defino a aparência básica dos personagens, começo a trabalhar mais detalhado nelas. Como por exemplo uma cicatriz, seu porte físico e a idade. Para mim a idade é muito importante, pois transcreve automaticamente como o personagem pensa ou age. Não vejo muito nexo, colocar um personagem de quarenta anos com a personalidade de dez, mesmo que tenha uma história totalmente longe da sociedade ou de muitos traumas. Toda a vivencia que ele teve o faz automaticamente ficar mais sábio digamos assim. (Não é o caso de personagens com outras raças e que vivem trocentos bilhões de anos, pois cinquenta anos seria jovem para eles. Um exemplo são os Elfos.) 
Após decidir as características eu começo pela história. Sim! Eu deixo a personalidade por último. Por que? Simplesmente porque a personalidade vai vir da história dele. Ela será construída conforme os acontecimentos da vida do personagem e o que ele sabe ou não sabe. Conhece ou não conhece. 
Quando tudo isso estiver pronto, acrescentando o lugar em que o personagem nasceu, sua familia, quem está vivo e quem não está. Essas coisas até podem ser criadas junto da história, mas eu faria mesmo assim separadinho para ficar mais fácil a busca. 
Então devem se lembrar que um personagem é feito de três partes básicas: A Mente, O Coração e O Físico. Estes três conjuntos sempre irão aparecer ao longo da narrativa, seja em um pensamento, um sentimento ou uma descrição. 

Espero que tenham gostado.

Vou deixar aqui uma pequena propaganda do meu livro. Todo comentário, compartilhamento ajuda!Se você não conhece, dê uma espiada. 

https://www.clubedeautores.com.br/book/181630--Cronicas_de_Nissir#.VOyryfnF-Rw



Nenhum comentário:

Postar um comentário