Tempos de Escuridão

terça-feira, 12 de maio de 2015

TEORIA DA LITERATURA: Crônica



Olá pessoal, hoje vou falar sobre a Crônica, que eu já tinha comentado antes, a crônica brasileira é diferente da estrangeira! Leiam:

Segundo Moisés (2004, p.11), "a crônica moderna concentra-se num acontecimento diário que tenha chamado a atenção do escritor."
Ou seja, é um relato do cotidiano, reflexões pessoas, uso de primeira pessoa, linguagem da normal culpa, porém coloquial.
Fora do Brasil, a nomenclatura Crônica, deriva do grego kronos, faz referência ao deus mitológico do tempo, indicando narrativas que respeitam a sequencia começo, meio e fim. Já no Brasil, contudo, o cronista está mais para observador do cotidiano das cidades aproximando-se do leitor justamente para narrar episódios simples, o dia a dia das pessoas. Por isso, a crônica, discute o prosaico, o rotineiro, o ônibus lotado para dirigir-se ao trabalho, a fila de embarque nos aeroportos, a conversa de bar entre amigos em um Happy Hour, os percalços do casamento, uma festa infantil no verão carioca.

Percebam como a crônica no Brasil trata apenas de fatos simples do cotidiano e não como a maioria dos escritores acredita. Eu mesma escrevi meu livro utilizando da nomenclatura "Crônica", acreditando que seguia o mesmo sistema de crônicas utilizada por escritores estrangeiros. Se isso é um fato infeliz para o povo brasileiro ou não, a Crônica aqui é vista de modo diferente.

Com esse curto texto encerro o gênero narrativo. Irei falar na próxima postagem um pouco sobre o gênero dramático.

Apenas para citar aqui, eu finalizei a leitura da trilogia Tormenta. Logo postarei a resenha aqui. Espero que tenham gostado e até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário